quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mitos e Tabus alimentares

Todos falam acerca dos alimentos e dos seus efeitos embora, na realidade, pouca informação que obtemos se baseie em conhecimentos científicos. A alimentação é um tema cercado por diversos mitos e tabus em todas as sociedades. Mas você sabe a diferença entre mito e tabu? Vamos ver rapidamente: TABUS ALIMENTARES são crenças e superstições acerca de alimentos ou combinação destes, que seriam prejudiciais à saúde. Os tabus são baseados em função de razões religiosas, culturais ou de saúde.É tudo aquilo que é proibido por crença no sobrenatural; MITOS ALIMENTARES são crenças vinculadas à alimentação que não possuem necessariamente um fundamento real, mas são consideradas corretas pela população. Considerando esses conceitos listo abaixo alguns tabus e mitos muito falados, que melhor explicarão a diferença: TABUS ALIMENTARES: • Alimento “reimoso” A reima é a corrente de um líquido ou o fluxo de um humor orgânico; reimoso é aquele alimento ou atitude capaz de perturbar esse fluxo. Por que é um tabu?O reimoso representa a relação individual entre cada organismo e o alimento que ele ingere, portanto O alimento que é reimoso para uma pessoa, pode não ser para outra. • Comer carboidratos à noite, engorda? Em todas as situações nas quais o consumo éexagerado, o alimento contribui com altofornecimento de calorias. O consumo excessivo de qualquer nutriente seráprejudicial a quem deseja controlar ou reduzir opeso, portanto não só os carboidratos; • Manga com leite faz mal? Os escravos costumavam colher frutas para comê-la longe dos olhos dos feitores das fazendas. Os senhores ensinaram que “fruta de manhã é prata, de tarde é ouro e de noite mata!”. Como os escravos recebiam leite como alimentação noturna, esta mistura se tornou um tabu. • Melancia com vinho empedra no estômago? A melancia contém fibras presentes em sua polpa e que possuem a propriedade de aumentar a motilidade intestinal, dando a sensação de que a digestão é complicada. Na verdade melhora o funcionamento correto do intestino. • Comer carne e peixe na mesma refeição encurta a vida? Todos os tipos de carne são alimentos ricos em proteínas e indispensáveis para uma alimentação equilibrada para o papel de construção de tecidos. A ingestão de duas fontes de proteína na mesma refeição não implicará em nenhum mal à saúde caso não seja em excesso.
MITOS ALIMENTARES: • Azeite de oliva engorda mais do que óleo de girassol: todo óleo tem o mesmo valor energético(9 cal/g). A margarina engorda menos que a amanteiga:ambas têm quase o mesmo valor calórico, amargarina deriva de gorduras vegetais e a manteigada gordura animal. • O leite desnatado alimenta menos que o integral: a diferença está na quantidade degorduras e vitaminas lipossolúveis. • O limão e o abacaxi atuam como alimentos anti-gorduras”: não existe alimento que tenhauma função anti-gordura. • A carne de porco é menos saudável que a carne bovina ou de frango: as partes mais magras(lombo) tem mais gorduras boas (insaturadas) doque ruins (saturadas) em relação à carne bovina. • Assados são sempre menos gordurosos do queas frituras: se os assados forem preparados commassa folhada, creme de leite, manteiga, azeites oumolhos, podem ser mais calóricos. Os tabus e mitos acabam por ser assumidos como verdade, principalmente pela população menos esclarecida, apesar de não terem nenhuma comprovação científica. No meio de tanta informação sobre nutrição é compreensível que as pessoas fiquem confusas e que nem sempre façam as melhores escolhas. O importante é manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, considerando sempre as necessidades individuais de cada pessoa deacordo com o seu tipo de vida e do seu próprio metabolismo.
Texto: Mayara Negrão-Nutricionista.

3 comentários:

  1. Esse negócio de mito sempre é complicado, às vezes deixamos de comer muitas coisas porque os pais da gente fazem com que evitemos, mas, na verdade, não há comprovação científica nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. MITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir