segunda-feira, 1 de julho de 2013
Cuide bem do seu...coração!
Você sabia que a doença cardiovascular (DCV) é a causa número um de mortes no mundo? Mas ao fazer pequenas mudanças na sua dieta e estilo de vida, você pode melhorar a saúde do seu coração e sua qualidade de vida.
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como os já citados infarto e acidente vascular cerebral, e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue.
As causas da aterosclerose podem ser de origem genética, mas o principal motivo para o acúmulo é comportamental. Obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão, colesterol alto e consumo excessivo de álcool são as principais razões para a ocorrência de entupimentos das artérias. Esses fatores de risco aumentam as chances de uma pessoa ter a saúde do seu coração afetada de forma negativa.
Cuidado com a sua pressão! A pressão alta ou Hipertensão arterial se não for tratada e controlada de forma adequada, pode levar a complicações no sistema nervoso, como derrames e hemorragias, entre outros. No coração, pode levar a insuficiência cardíaca, aumento do órgão, ou até mesmo morte súbita e ao infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
A melhor estratégia para manter a saúde do seu coração é diferente para cada indivíduo, mas é certo para todos, que levar uma vida mais saudável aumenta a saúde do coração. Por isso a prevenção ainda é uma grande aliada, visite regularmente seu médico, adote um estilo de vida saudável, com a prática de exercício físico regular e hábitos alimentares saudáveis com auxílio também de profissionais.
No que diz respeito à dieta, tudo é uma questão de equilíbrio, não deixe que as “besteiras” (industrializados, fasts-foods, sanduiches, pizzas, refrigerantes, etc.) excessos se tornem o seu hábito alimentar. Por isso inclua diariamente na sua alimentação, cereais e massas integrais, legumes, verduras, frutas, leites e derivados magros e as gorduras ‘boas’ aquelas que ajudam a reduzir o colesterol e ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), como o azeite de oliva, abacate, oleaginosas, entre outros. As “besteiradas”, anteriormente mencionadas, consuma em uma menor quantidade e frequência. Seu coração e sua saúde agradecem.
Os 10 mandamentos do coração saudável:
• Evite fumar;
• Diga não à obesidade;
• Faça exercícios regularmente;
• Controle a pressão arterial;
• Escolha bem os alimentos;
• Controle o colesterol;
• Reduza o stress do dia a dia;
• Saiba se é diabético;
• Não descuide do lazer;
• Consulte seu médico periodicamente!
Fonte: BVS-Ministério da saúde
Por Mayara Negrão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário