domingo, 3 de junho de 2012

TROCAS SAUDÁVEIS


Quem começa uma dieta sempre imagina que terá que retirar tudo que gosta da alimentação ou que vai ter que passar fome, mas, na verdade bastam algumas trocas inteligentes para você comer algo gostoso e saudável!
        Basicamente a substituição é feita considerando todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, lipídeos, frutas verduras e hortaliças;
Vontade de comer aquele doce depois do almoço? 
Pense um pouco e faça a troca, no lugar de doces, cremes, tortas e pavês, comece substituindo por doces com frutas que sejam feito sem algum tipo de gordura (creme de leite) ou leite condensado; geléia de fruta diet; chocolate amargo (2 ‘quadradinhos’); ou uma fruta assada com canela e mel;
Que tal substituir o lanche da rua por um caseiro? Experimente fazer seu próprio hambúrguer, com carne moída de primeira ou carne de soja, utilize um pão light ou integral, maionese light, uma boa porção de salada crua e queijo minas, troque a batata frita por batata gratinada.
Não consegue largar o refrigerante? Comece fazendo a sua “fanta laranja caseira”! Utilize laranja, cenoura e água com gás. Uma opção livre de corantes e açúcares e com muita vitamina! Depois você retira a água com gás!
Ricota? Queijo cottage? Queijo tofu? Já fez cara feia né?! Calma, que tal fazer um delicioso patê...utilize alguns ingredientes a mais que darão um ótimo gosto a esses alimentos como: mostarda, orégano, shoyu, azeite de oliva, ervas finas, manjericão, pimenta, ou outros condimentos de acordo com seu gosto. Só não vale nada gorduroso!
E a pizza? Basta pensar nela e já vem a vontade de comer né!?  Mas vamos considera-la como uma boa opção gostosa e nutritiva.
                                                                                           Mayara Negrão-Nutricionista. 

Que tal uma pizza de aveia? Isso mesmo, além de acrescentar aveia na massa também diminuímos a quantidade de óleo e acrescentamos leite desnatado.

1 1/4 de xicaras de farinha de trigo, 3/4 xicara de cha de aveia de flocos finos red mills, 2/3 xicara de cha de leite desnatado, 1/4 de xicara de cha de oleo( pode diminuir o oleo e por mais leite), 1 pitada de sal....Ingredientes do recheio: 1 xicara de molho de tomate light, queijo branco ou mussarela light, peito de peru light defumado, tomate, cebola e pimentão (pode escolher outros recheios saudáveis também: palmito, ovo, cogumelos, etc.)
            Encontre sempre o equilíbrio na sua alimentação, essas pequenas trocas farão uma grande diferença para a sua saúde!
















Um comentário: